GEPOC-UFF

Ciclo de cinema: Para uma ontologia do ser social

Setembro de 2022

Outubro de 2022

Novembro de 2022

10h-14h

Site do evento (Inscrições):

Site GEPOC-UFF:

Considerado um dos maiores pensadores marxistas e aquele que mais tratou e dedicou-se ao estudo das artes, a complexidade da obra de György Lukács ainda é pouco conhecida. Pesquisadores e professores têm dedicado décadas de estudos aos trabalhos do autor húngaro e difundido suas ideias, mas apenas em 2012/2013 Para uma ontologia do ser social foi publicada integralmente no Brasil. Como parte desse movimento, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Ontologia Crítica da Universidade Federal Fluminense (GEPOC-UFF) defende que o estudo em ontologia crítica abre novas perspectivas para pesquisas no campo da teoria social e permite superar as análises reducionistas da obra de Karl Marx, resgatando a fecundidade analítica do pensamento marxiano, constituindo-se como fundamental e incontornável para a adequada compreensão da dinâmica da sociedade do capital.

Partindo de um trabalho interdisciplinar e coletivo entre estudantes e professores, o GEPOC-UFF desenvolveu um ciclo de cinema em formato de curso de extensão gratuito em parceria com a Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – instituição de referência na preservação da memória audiovisual brasileira. A exibição de filmes selecionados, seguida de conferências e debates com estudiosos da obra lukácsiana e profissionais do cinema, vai possibilitar a abordagem de temas e categorias presentes na Ontologia, assim como de temas que emanam das obras cinematográficas e questões sociais do presente.

A primeira parte do curso será composta por três encontros matutinos (10h00 às 14h), com exibição de filmes seguidos de debates/conferências, aos sábados:

Sessão 1 (24/09/2022): A caverna dos sonhos esquecidos (2010; 90 min.; Alemanha/EUA) de Werner Herzog.

Sessão 2 (22/10/2022): Sessão dupla dos filmes César Deve Morrer (2012; 77 min.; Itália), de Paolo e Vittorio Taviani e Terceiro Sinal – Aderbal Freire Filho (2015; 43 min.; Brasil; Série de GNT; 1º episódio) de Sandra Delgado (a confirmar).

Sessão 3 (26/11/2022): Blade Runner (1982; 117 min.; EUA) de Ridley Scott.

Translate »