Corpo docente para o quadriênio 2021-2024

(aprovado na reunião de colegiado do dia 20/05/2022)

  • Quadro Permanente  em 2021-2024

Adriano Vilela Sampaio - Macroeconomia e Finanças - adrianovs@id.uff.br

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), mestrado em Economia Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009) e doutorado em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (2014). É professor da Universidade Federal Fluminense desde janeiro de 2014. Leciona e pesquisa nas áreas de Economia Internacional, Macroeconomia e Economia Monetária e Financeira.

 

CV-Lattes: http://lattes.cnpq.br/6929310593974458 

Ana Urraca Ruiz - Desenvolvimento produtivo e mudança estrutural - anaurracaruiz@gmail.com

Licenciada em Economia pela Universidad Autónoma de Madrid (Espanha, 1989) e Doutora em Ciências Econômicas pela Universidad de Castilla-La Mancha (Espanha, 1998). Foi Visiting Student na Science Policy Research Unit (SPRU) da Universty of Sussex (Inglaterra, 1994-1995) e realizou Pós-Doutorado na Universitá degli Studi di Siena (Itália, 2010). Atualmente é Professora Titular no Departamento de Economia da Universidade Federal Fluminense participando dos cursos de Graduação e Pós-Graduação. Trabalha nas áreas de Economia Industrial e Economia da Inovação e da Mudança Tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: Internacionalização tecnológica, especialização tecnológica nacional e seus vínculos com a especialização produtiva e comercial; crescimento econômico, convergência e mudança estrutural; padrões nacionais de inovação e competências tecnológicas nacionais e da firma. Foi editora-responsável da Revista ECONÔMICA/PPGE-UFF entre Março de 2008 e dezembro de 2009 e atualmente é membro do corpo editorial da Revista Brasileira de Inovação (Campinas-Unicamp). Ela é também membro da Asociação Brasileira de Economia Industrial (ABEIN) e das redes LALICS (Red Latinoamericana para el estudio de los Sistemas de Aprendizaje,. Innovación y Construcción de Competencias) e GLOBELICS (Global innovation and competence building in the context of economic development).

CV Latteshttp://lattes.cnpq.br/3295872770043382

André Albuquerque Sant'Anna - Economia Social e Sustentabilidade - deco.santanna@gmail.com

Doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Possui graduação e mestrado pela também em economia pela mesma universidade. Atualmente realiza pós-doutorado na Universidade Federal Fluminense, além de atuar como economista no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e Econometria, atuando principalmente em temas relacionados a Economia do Meio-Ambiente.

CV LATTES: http://lattes.cnpq.br/2809896893987958

André Guimarães Augusto - Economia Política e História Econômica - andre@economia.uff.br

André Guimarães Augusto concluiu o doutorado em Economia da Industria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2002. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense. Publicou artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de eventos. Atua na área de Economia, com ênfase em Economia Política. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Marx, desemprego, ontologia, abstração, contradição, hegemonia, método, totalidade, Abordagem da Regulação e crítica.

CV LATTES: http://lattes.cnpq.br/8595697105535019

André Nassif - Macroeconomia e Finanças - andrenassif27@gmail.com

Área de pesquisa: Macroeconomia e Finanças

Doutor em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/2003), Mestre em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF/1995), Pós-graduado em Economia Industrial e da Tecnologia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/1985) e em Desenvolvimento, Planejamento e Políticas Públicas, pela Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (CEPAL/1991) e Graduado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF/1982). É economista aposentado do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), onde atuou como profissional concursado até dezembro de 2016. Atualmente (2017), é professor em regime 40 horas, dedicação exclusiva (DE) no Departamento de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF).

E-mail: andrenassif27@gmail.com 

CV-Lattes: http://lattes.cnpq.br/6929310593974458 

Carlos Guanziroli (permanente sênior) - Desenvolvimento produtivo e mudança estrutural - carlos.guanzi@gmail.com

Área de pesquisa: Desenvolvimento produtivo e mudança estrutural

Possui graduação em Economia pela Universidade Nacional de Buenos Aires- UBA(1975), Mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro- COPPE (1983), Doutorado em Econômia – University College London- UCL (1990) e Pós Doutorado pela University of California UCSC (2003). Atualmente é professor titular na Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisador da FAO/ONU (1992-2002), UNICAMP/ Banco Mundial (2002-2004), do IICA/OEA (2004-2010), Cooperação Británica em Africa, LSE, e de outros projetos de pesquisa. Publicou 10 livros e 50 artigos nas áreas de agricultura familiar, agronegocio e cadeias agroindustriais. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: cadeias agroindustriais, agricultura familiar, desenvolvimento rural, política agrícola, reforma agrária e agricultura.

Email: carlos.guanzi@gmail.com 
CV-Lattes: http://lattes.cnpq.br/2490980051081360

Carmem Feijó - Macroeconomia e Finanças - cbfeijo@gmail.com

Área de pesquisa: Macroeconomia e Finanças

Tem doutorado em Economia pela University College London (1988) e pós doutorado na Universidade de Columbia (EUA- 2015-2016). Atualmente é professora titular da Universidade Federal Fluminense e bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq). Foi Secretária Executiva da Associação Nacional de Pós Graduação em Economia (ANPEC–2007-2009), representante da área de Economia na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES-2012-2014), editora dos Cadernos do Desenvolvimento do Centro Internacional Celso Furtado (2015-2020) e atualmente é membro do Comitê de Avaliação do CNPq (2020-2023).

E-mail: cfeijo@id.uff.br

CV-Lattes: http://lattes.cnpq.br/9040659895653917 

Carolina Grottera - Economia Social e Sustentabilidade - carolinagrottera@id.uff.br

É professora adjunta da Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui doutorado em Planejamento Energético com ênfase em Planejamento Ambiental pelo Programa de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ, mestrado pela mesma instituição e bacharelado em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Participou do programa de Doutorado-Sanduíche (Ciências sem Fronteiras) no Centre International de Recherche sur l´Environnement et le Dévéloppement (CIRED) na França e foi pesquisadora visitante no European Institute for Economics and the Environment (EIEE) na Itália. Foi professora substituta do Departamento de Engenharia Industrial da Escola Politécnica (Poli/UFRJ) e trabalhou como pesquisadora no Climate Policy Initiative (CPI) e no Centro de Estudos Integrado sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (CentroClima/COPPE/UFRJ). Atua nos seguintes temas: mudanças climáticas, cenários de longo prazo de descarbonização e implicações socio-econômicas de políticas de mitigação, precificação de carbono, políticas de conservação na Amazônia brasileira, cadeias globais de produção de commodities e impactos socio-ambientais do garimpo de ouro na Amazônia. É pesquisadora contemplada pelo programa Jovem Cientista do Nosso Estado (Faperj) com o projeto “Impactos econômicos, sociais e ambientais da expansão do garimpo de ouro na Amazônia ? o caso da Bacia do Tapajós

CV-Lattes: http://lattes.cnpq.br/5914322907346005

Celia Kerstenetzky - Economia Social e Sustentabilidade - celiakersten@gmail.com

Área de pesquisa: Economia Social e Sustentabilidade

Ph.D (com louvor) em Ciências Políticas e Sociais pelo European University Institute (1998), doutora em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, IUPERJ (1997), mestre em Economia pela UFRJ (1989), graduada em Economia pela Universidade Federal Fluminense (1980). Foi pesquisadora visitante na Columbia University, no MIT, na Universidade de Illinois e na Universidade Pompeu Fabra em Barcelona e professora visitante na Universidade de Siena na Itália e no INAG em Cabo Verde. Possui vínculos de cooperação acadêmica com instituições nacionais e internacionais. Atualmente é professora titular do Instituto de Economia da UFRJ e coordenadora do Centro de Estudos sobre Desigualdade e Desenvolvimento-CEDE. Tem experiência na área de Teoria Política Contemporânea e Políticas Públicas. Seus interesses de pesquisa atuais incluem a análise das desigualdades socioeconômicas, dos processos e propósitos do desenvolvimento e dos estados de bem-estar social contemporâneos.

E-mail: celiakersten@gmail.com 
CV-Lattes: http://lattes.cnpq.br/0408002839687344 

Claudio Oliveira de Moraes - Macroeconomia e Finanças - claudiomoraesbcb@gmail.com

Doutor em Economia com ênfase em macroeconomia e Finanças. Atua no Banco Central do Brasil na Área de estabilidade financeira, tendo experiencia em regulação e supervisão bancária. Pesquisador na área de Estabilidade Financeira e Economia Bancária Aplicada, possui prêmios na área e publicou artigos em revistas internacionais especializadas em banking. Revisor de periódicos internacionais, estruturou cursos de pós-graduação nas áreas de economia bancária aplicada e sistemas financeiros comparados. As atividades desempenhadas no Banco Central e as atividades acadêmicas são convergentes. Neste sentido, atua no comitê de pós-graduação do Banco Central, na área de estratégia de supervisão e na produção de dissertações e artigos científicos, visando discutir soluções para a maior eficiência e segurança do sistema financeiro.

CV-Lattes: http://lattes.cnpq.br/4353709341393006

Danielle Carusi Machado - Economia Social e Sustentabilidade - dcarusi@id.uff.br

Área de pesquisa: Economia Social e Sustentabilidade

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), mestrado em Economia da Industria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Economia pelo Departamento de Economia da PUC-Rio (2006), com período de 12 meses em estágio doutorado sanduíche na École des Hautes Études de Sciences Sociales (EHESS-Paris). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: mercado de trabalho, educação, bem estar social e mobilidade urbana. Vínculada ao Centro de Estudos sobre Desigualdade e Desenvolvimento (CEDE)

 

Eduardo Sá Barreto - Economia Política e História Econômica - orozimbo@gmail.com

É professor adjunto no Departamento de Economia e no Programa de Pós-graduação em Economia da Universidade Federal Fluminense (Niterói, RJ) . Possui doutorado (2013) e mestrado (2009) em Economia pela Universidade Federal Fluminense e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Atua principalmente nos seguintes temas: crise ambiental, crítica da economia política, história do pensamento econômico e filosofia da ciência.

CV LATTES: http://lattes.cnpq.br/5465013386077465

Emmanoel Boff - Economia Política e História Econômica - emmanoelb@yahoo.com.br

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e doutorado em doutorado em economia pela Universidade Federal Fluminense (2009). Atua principalmente nos seguintes temas: na área de pensamento econômico, Foucault, figura do homem, arqueologia da economia. Na área de economia ambiental aplicada, procura estudar o impacto de instituições nas preferências dos agentes por recursos ambientais.

CV LATTES: http://lattes.cnpq.br/7961866400495232

Fábio Waltenberg - Economia Social e Sustentabilidade - waltenberg@economia.uff.br

Fábio Waltenberg é Professor Associado de Economia da Universidade Federal Fluminense em Niterói, e pesquisador do Centro de Estudos de Desigualdade e Desenvolvimento (CEDE). É bacharel e mestre em Economia pela Universidade de São Paulo e doutor em Economia pela Université Catholique de Louvain, Bélgica. Desde 2019, coordena a equipe brasileira envolvida na avaliação do programa de Renda Básica de Cidadania em Maricá. Sua pesquisa se concentra em análises econômicas de políticas sociais, com ênfase em educação e transferência de renda.

CV LATTES: http://lattes.cnpq.br/4329074392127607

Fernanda Feil - Marcoeconomia e Finanças - nandafeil@yahoo.com

Fernanda Feil, é professora e economista com especialização em sistema financeiro, finanças sustentáveis, desenvolvimento econômico, análise macroeconômica e conjuntura. Atualmente, é especialista Sênior no projeto Finanças Brasileiras Sustentáveis (FiBraS) na Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), onde trabalha com regulação financeira, riscos ASG e taxonomia e é diretora acadêmica do Fórum dos Fundos Soberanos Brasileiros, iniciativa conjunta entre o Jain Family Institute e a UFF. É doutora em economia pela Universidade Federal Fluminense – UFF, onde pesquisou o papel dos bancos públicos no processo de desenvolvimento sustentável. Concluiu o mestrado em economia pela UFRGS, tendo estudado a política macroeconômica brasileira recente. Ajudou a instituir e foi a responsável pela Gerência de Estudos Econômicos na Associação Brasileira de Desenvolvimento – ABDE, instituição que representa os bancos públicos. Como gerente, coordenou e realizou análises sistemáticas sobre instituições financeiras de desenvolvimento, financiamento de longo prazo e o processo de desenvolvimento, economia monetária, fiscal e conjuntura econômica. Antes disso, trabalhara como assessora do diretor-presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e como consultora na Rosenberg e Associados e na Ideias Consultoria. Seu trabalho de pesquisa e consultoria atual concentra-se em temas sobre regulação financeira, setor financeiro e o processo de desenvolvimento econômico e na transição verde. Recentemente, Fernanda atuou como consultora da AFD e do BID. Fernanda publicou uma série de artigos acadêmicos sobre bancos públicos, bancos de desenvolvimento, transição verde e finanças sustentáveis, além de ter participado em congressos e ministrados palestras no Brasil e no exterior sobre bancos públicos e sustentabilidade.

CV LATTES: http://lattes.cnpq.br/5050881107178836

Linkedln

Fernando Mattos - Economia Política e História Econômica - fermatt@uol.com.br

Professor-associado na Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense, atuando tanto na Graduação quanto no programa de Pós-Graduação (PPGE – UFF). Desenvolve pesquisas na área de Desigualdade Econômica e Distribuição de Renda, Economia Brasileira Contemporânea, Desenvolvimento Econômico, Emprego, Mercado de Trabalho e Pensamento Econômico Brasileiro. Desenvolveu pesquisa intitulada THE DEBATE ON INCOME DISTRIBUTION IN BRAZIL IN THE 2000s IN HISTORICAL PERSPECTIVE, como Visiting Scholar no Institute of Latin American Studies (ILAS), na Universidade de Columbia (Nova Iorque – EUA), sob a supervisão de José António Ocampo, entre julho de 2017 e junho de 2018. Desenvolve estudos internacionais comparados sobre Desigualdade Econômica e Distribuição de Renda, pesquisando casos tanto dos países desenvolvidos, como de países das chamadas “Economias em Transição”, como China e Russia, e também as experiências de países latino-americanos, em especial o caso brasileiro. Atuou como bolsista em regime PNPD pela Assessoria da Presidência do IPEA, participando, como pesquisador-visitante, no desenvolvimento de pesquisa sobre o Setor Público Federal brasileiro e sobre o mercado de trabalho do Brasil, bem como de experiências internacionais comparadas sobre emprego público e políticas sociais. Possui mestrado (1994) e doutorado (2001) em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Foi pesquisador-visitante do IRES (“doutorado sanduíche”), na França, por três meses entre o final de 1999 e o ano 2000. Também trabalhou no DIEESE (1993-1994) e na Fundação SEADE (1994-1995)

CV LATTES: http://lattes.cnpq.br/3271511803825471

Gabriel Caldas Montes - Macroeconomia e Finanças - gabrielmontesuff@yahoo.com.br

Doutor em Economia pela Universidade Federal Fluminense. Concentra suas atividades de pesquisa nos seguintes temas: política monetária, política fiscal, economia bancária, formação de expectativas, e economia do crime. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense (Departamento de Economia) onde leciona matérias na graduação, mestrado e doutorado, Pesquisador do CEMAFIN e CNPq (nível 1D). Possui mais de 60 artigos publicados em diversas revistas científicas (Applied Economics, Journal of Economics and Business, International Economics and Economic Policy, Journal of Developing Areas, The Quarterly Review of Economics and Finance, Empirical Economics, Applied Economics Letters, Journal of Policy Modeling, Economics Bulletin, International Journal of Social Economics, Economic Modelling, North-American Journal of Economics and Finance, International Journal of Finance and Economics, Journal of Economic Studies, etc.)

CV LATTES: http://lattes.cnpq.br/3790543172087198

Helder de Mendonça - Macroeconomia e Finanças - helderfm@hotmail.com

Professor Titular do Departamento de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Primeiro colocado na produção científica brasileira (critério Qualis) no período 2004-2015 (ver, Haddad, Mena-Chalco, e Sidone, 2017). Segundo colocado na produção científica brasileira em Finanças no período 1977-2018 (Magalhães-Timotio and Barbosa, 2021). Top 5% Authors (Last 10 Years Publications) – IDEAS/RePEc. Secretário Executivo Adjunto da Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (ANPEC) – biênio 2008-09. Concentra suas atividades de pesquisa nos seguintes temas: política monetária, política fiscal, e regulação financeira. Possui 120 artigos publicados em diversas revistas científicas (Journal of Development Economics, Journal of Regulatory Economics, Macroeconomic Dynamics, Applied Economics, Journal of Policy Modeling, Economic Modelling, International Review of Economics and Finance, North-American Journal of Economics and Finance, Empirical Economics, International Finance, International Journal of Finance and Economics, Journal of Forecasting, Economic Systems, Open Economies Review, Review of Development Economics, Journal of Economic Studies, etc.). Possui várias premiações: Principal referência no tópico “banco central” e na área “economia financeira” – Economic Modelling; Most Cited North-American Journal of Economics and Finance (2020 e 2018) and Economic Systems Articles (2012-2017), Top 25 hottest articles (International Review of Economics and Finance -2017, North-American Journal of Economics and Finance – 2018 e 2015, Journal of Development Economics – 2012, e Economic Modelling – 2012), Top 20 most downloaded recent papers (International Finance), Prêmio Tesouro Nacional (2017, 2013, 2008, 2007, 2003, 2000), Prêmio SOF de Monografias (2012), Prêmio ANDIMA de Renda Fixa (2008), Prêmio Brasil de Economia (2010, 2006, 2004, 2002, 1999), Prêmio BNDES (1997), Prêmio Excelência e Qualidade Brasil (2013). É parecerista de mais de 25 revistas científicas (Review of Economics and Statistics, Journal of Development Economics, Journal of Money, Credit and Banking, Journal of Banking and Finance, Journal of International, Money and Finance, Canadian Journal of Economics, etc.).

CV LATTES: http://lattes.cnpq.br/8951221071397719

Hugo Corrêa - Economia Política e História Econômica - h.correa@gmail.com

Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF) e integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o Marxismo (Niep-Marx/UFF). Áreas de pesquisa incluem: crítica da economia política, teoria do imperialismo, teoria da dependência, desenvolvimento econômico e história econômica.

CV LATTES: http://lattes.cnpq.br/4372224793619238

Javier Ghibaudi - Economia Política e História Econômica - javierghibaudi@id.uff.br

Professor Associado da Faculdade de Economia, Universidade Federal Fluminense (UFF) e do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE/UFF). Doutor e Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), possui graduação em Economia pela Universidad de Buenos Aires (2001). Pesquisador do Departamento de Economia da UFF (SEN/UFF) e Pesquisador Associado aos Núcleos Pesquisa do CNPq: Laboratório Estado, Trabalho, Território e Natureza (ETTERN); Núcleo de Estudos em Economia e Sociedade Brasileira (NEB); Desarrollo Regional y Economía Social (DRYES/CEUR). Atua principalmente nos seguintes temas: economia política e desenvolvimento econômico, cooperativismo e economia urbana e regional.

CV LATTES: http://lattes.cnpq.br/6500629622404446

João Leonardo Medeiros - Economia Política e História Econômica - joaoleonardo@id.uff.br

É professor do Departamento de Economia da Universidade Federal Fluminense desde 2006. Participa ativamente do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o Marxismo da UFF e da Sociedade Brasileira de Economia Política, da qual é atualmente vice-presidente. É autor do livro “A economia diante do horror econômico”, Eduff, 2013, e de vários artigos publicados em periódicos acadêmicos e anais de eventos científicos. É Diretor da Sociedade Brasileira de Economia Política desde 2015. Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense (1995), mestre em Economia pela Universidade Federal Fluminense (1998) e doutor em Economia da Industria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Tem particular interesse nos seguintes temas: filosofia da ciência econômica; economia e ética; teoria social; realismo ontológico; teoria marxiana; economia política; economia brasileira.

CV LATTES: http://lattes.cnpq.br/2170663392211335

Jorge Britto - Desenvolvimento produtivo e mudança estrutural - britto.jorge@gmail.com

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), com Doutorado-sanduiche no SPRU (Scicene Policy Research Unit) da Universidade de Sussex (Inglaterra). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense e pesquisador colaborador da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem larga experiência na área de Economia Industrial e da Tecnologia, com ênfase em Organização Industrial, Estudos Setoriais, Economia da Inovação e Política Industrial e Tecnológica atuando principalmente nos seguintes temas: arranjos e sistemas produtivos, aglomerações industriais, cooperação inter-industrial, redes de firmas e sistemas setoriais re regionais de inovação. Responsável pela orientação de diversas dissertações de mestrado e tesess de doutorado. Coordenador de diversos projetos de pesquisa e realização de atividades de consultoria para agências de fomento nacionais e internacionais.

CV LATTES: http://lattes.cnpq.br/6568693627641353

José Américo Pereira Antunes - Macroeconomia e Finanças - jose.antunes@bcb.gov.br

Analista do Banco Central do Brasil na Área de Supervisão Bancária, coordena uma equipe especializada em crédito e intermediação financeira. Revisor de periódicos internacionais, é autor de livros e possui diversos artigos publicados no exterior, alguns dos quais premiados (Febraban, CFA). Professor de disciplinas de Banking, como Gestão de Instituições Financeiras e Gestão de Derivativos Financeiros, no Alumni Coppead e no Mestrado em Economia e Gestão Empresarial da Universidade Cândido Mendes, onde também orienta dissertações de mestrado nas áreas de intermediação financeira, mercado de crédito, estabilidade financeira e gerenciamento de riscos.

CV LATTES: http://lattes.cnpq.br/6861728313655490

Júlia Braga - Macroeconomia e Finanças - jbraga@id.uff.br

Julia de Medeiros Braga é Professora Associada da Faculdade de Economia da UFF e participa do Programa de Pós Graduação em Economia (PPGE) da UFF. Trabalhou como Assessora Econômica no Ministério do Planejamento, foi Pesquisadora Visitante no IPEA e no Levy Economics Institute of Bard College (NY). Faz parte do Grupo de Pesquisa de Economia Política do IE-UFRJ

CV LATTES: http://lattes.cnpq.br/1611519932434144

Júlio Cesar Bastos - Macroeconomia e Finanças - julio_bastos@globo.com

Linha de pesquisa em macroeconomia aplicada no contexto de expectativas, política monetária e política fiscal. Doutor em Economia pela UFF (2012). Mestre em Engenharia de Produção pela UFF (2001). Graduado em Ciências Econômicas pela Faculdade Gay Lussac Instituto de Ensino Superior (1995). Professor Associado I UFF – Lecionando Macroeconomia III e Economia do Setor Público. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFF – Lecionando Tópicos Avançados em Macroeconomia e Finanças III – Disciplina “Data Envelopment Analysis”. Professor do MBA em Economia e Finanças da UFF. Prêmio BNDES PDE 2010 – Estrutura à Termo das Taxas de Juros no Brasil. Publicações no Journal of Economic Studies, Economic Modelling, International Review of Applied Economics, Cadernos de Finanças Públicas, Tendências em Matemática Aplicada e Computacional, e Economia Aplicada.

CV LATTES: http://lattes.cnpq.br/0962382639091927

Luana Passos de Souza - Economia Social e Sustentabilidade - lpsouza@ufob.edu.br

Luana Passos é professora Adjunta A na Universidade Federal do Oeste da Bahia, professora no PPGE/UFF e pesquisadora do Grupo de Estudos em Economia da Família e do Gênero (Gefam) e Centro de Estudos de Desigualdade e Desenvolvimento (CEDE). Doutora (2015-2018) e Mestre (2013-2015) pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal Fluminense; formada em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2007-2012). Fez estágio pós-doutoral em demografia no Cedeplar/ UFMG (2018-2019) e no PPGCC/UFMG (2020-2021). No âmbito das atividades de pesquisa, tem interesse pela temática da justiça distributiva, políticas sociais, Estado de Bem-Estar Social, assistência social , desigualdades diversas (gênero, raça, classe).

CV LATTES: http://lattes.cnpq.br/2122842923781506

Luciano Losekann - Desenvolvimento produtivo e mudança estrutural - losekann@economia.uff.br

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Economia da Industria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). É professor Associado IV do Departamento de Economia da Universidade Federal Fluminense. É Vice Diretor da Faculdade de Economia da UFF. É coordenador do Grupo de Energia e Regulação da UFF. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia da Energia, atuando principalmente nos seguintes temas: setor elétrico, regulação, energia, reforma e economia industrial.

CV LATTES: http://lattes.cnpq.br/9494643475315811

Luciano Vereda - Macroeconomia e Finanças - lvereda@gmail.com

Possui Graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1990) e Doutorado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) (2004). Atualmente é Professor Associado da Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense, participando do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) desta instituição desde 2013. Sua pesquisa e experiência prática se concentram nas áreas de Macroeconomia e Finanças, com destaque para modelos dinâmicos estocásticos de equilíbrio geral (DSGE), mecanismos de formação das expectativas dos agentes, medição dessas expectativas através dos preços de mercado de ativos financeiros, modelos de previsão macroeconômica, modelos para as curvas de juros e análise macro-fundamentada do estilo de gestão de fundos de investimento.

CV LATTES: http://lattes.cnpq.br/0286112484592440

Lucilene Morandi - Economia Social e Sustentabilidade - lmorandi@id.uff.br

Graduada em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo UFES (1984), tendo especialização pelo Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro COPPEAD/UFRJ (1985). Mestre em Economia pela Universidade Federal Fluminense UFF (1997) e doutora em Economia da Indústria e da Tecnologia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro IE/UFRJ (2004). Professora Associada da Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF), desde 2005. Professora do Programa de Pós-Graduação em Economia. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Gênero e Economia (NPGE) da UFF, desde 2017. Foi vice coordenadora da Faculdade de Economia da UFF (2006-2014). Antes de ingressar na UFF, foi professora da Faculdade de Economia da Pontifícia Universidade Católica PUC-RJ (1997-2000) e coordenadora do curso de Economia da Universidade Cândido Mendes (1999-2005). Trabalhou também como pesquisadora externa bolsista do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Econômico PNUD junto ao Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada IPEA-RJ (1995-1998) e (2001-2005). Tem publicado capítulos de livros e artigos em revistas especializadas no Brasil e no exterior, tendo apresentado trabalhos em vários congressos nacionais e internacionais. A área de pesquisa concentra-se em macroeconomia, especialmente ligadas ao crescimento econômico, políticas macroeconômicas, políticas públicas, crises econômicas e desigualdade, com destaque para as desigualdades de gênero e a economia do cuidado, especialmente relativas ao mercado de trabalho.

CV LATTES: http://lattes.cnpq.br/1956824990577833

Marcelo Carcanholo (permanente sênior) - Economia Política e História Econômica - mdcarc@uol.com.br

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (1993), mestrado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (1996) e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é Professor Titular da Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense, Membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Marx e Marxismo (NIEP-UFF), Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Economia Política (SEP), entre 2016 e 2018, e Presidente da Sociedade Latino-americana de Economia Politica e Pensamento Crítico (SEPLA) entre 2014 e 2016. Participa do Grupo de Trabalho CLACSO Crisis y Economía Mundial (2019-2022), é membro da Red Internacional de Cátedras, Instituciones y Personalidades sobre el estudio de la Deuda Pública (RICDP) e membro da Diretoria da SEP (2020-2022). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Política, Economia Marxista e Desenvolvimento Econômico, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria do valor, teoria marxista, capitalismo, neoliberalismo, desenvolvimento e américa latina

CV LATTES: http://lattes.cnpq.br/3147224818678935

Marco Antonio Vargas - Desenvolvimento produtivo e mudança estrutural - mvargas@economia.uff.br

Possui doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987). Atualmente é professor Associado nível IV da Universidade Federal Fluminense, Sub-Chefe do Departamento de Economia da UFF, coordenador do Núcleo de Pesquisa em Indústria, Energia, Território e Inovação – NIETI, Pesquisador associado do Grupo de Inovação em Saúde (GIS/ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz, professor colaborador do Programa de Pós Graduação em Saúde Pública da ENSP-Fiocruz, e Pesquisador Associado da Rede de Pesquisa em Arranjos e Sistemas Produtivos e Inovativos Locais (RedeSist) do IE/UFRJ. Tem experiência na área de Economia Industrial, e atua principalmente nos seguintes temas: Estudos industriais, Política Industrial e de CT&I, Inovação e território e inovação em Saúde com ênfase na Indústria de base química e biotecnológica.

CV LATTES: http://lattes.cnpq.br/6719286744850757

Niagara Rodrigues (permanente júnior) - Desenvolvimento produtivo e mudança estrutural - niagararodrigues@gmail.com

Professora Adjunta da Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF) e professora do Programa de Pós Graduação em Economia (PPGE-UFF). Doutora em Economia pela Universidade Federal Fluminense – UFF (2017), mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa – UFV (2013), e graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ (2010). Membro do Grupo de Energia e Regulação (Gener/UFF). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia da Energia, atuando principalmente nos seguintes temas: Regulação e Políticas Energéticas, Mercado de Combustíveis, Dinâmica das Industrias de Energia e Métodos Aplicados em Economia da Energia.

CV LATTES: http://lattes.cnpq.br/2695850723126770

Paulo Henrique de Araújo - Economia Política e História Econômica - p hfaraujo@id.uff.br

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (1988), mestrado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) (1994) e doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ) (2009). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense (UFF), professor do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFF (PPGE-UFF). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: economia marxiana, teoria crítica do valor, ontologia do ser social, economia marxista, crise e ciclo, Estado, capital e política. É membro no Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o Marxismo (NIEP-UFF). É coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ontologia Crítica (GEPOC-UFF). É Chefe do Departamento de Economia da Faculdade de Economia da UFF. Foi editor da Revista eletrônica Marx e o Marxismo-Revista do NIEP-Marx entre 2015 e 2017. Foi diretor da Sociedade Brasileira de Economia Política (SEP) na gestão 2014-2016.

CV LATTES: http://lattes.cnpq.br/9110261257540018

Roldán Muradian - Economia Social e Sustentabilidade - roldanmuradian@gmail.com

Possui doutorado em Ciencias Ambientales – Universitat Autònoma de Barcelona – UAB (2002). Atualmente é professor na faculdade de economia da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de economia, com ênfase em economia ecologica 

CV LATTES: http://lattes.cnpq.br/0545916791465707

Victor Leonardo Araújo - Economia Política e História Econômica - victor_araujo@terra.com.br

Economista, mestre e doutor em Economia pela Universidade Federal Fluminense. Professor Associado da Faculdade de Economia da UFF, nos cursos de graduação e pós-graduação em Economia. Foi Técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) entre 2009 e 2012. Estuda o financiamento do desenvolvimento econômico, com ênfase nos bancos públicos e no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Estuda também a história econômica brasileira do século XX, com ênfase na política macroeconômica e seus resultados. É um dos organizadores, junto com o professor Fernando Mattos, do livro ?A economia brasileira de Getúlio a Dilma: novas interpretações?. É coordenador do Núcleo de Estudos em Economia e Sociedade Brasileira (NEB). 

CV LATTES: http://lattes.cnpq.br/7948610242867097

  • Quadro de Professores que contribuem com o PPGE no Quadriênio

Julia Torraca - Desenvolvimento produtivo e mudança estrutural - jtorracca@gmail.com

Luiz Fernando Cerqueira - Macroeconomia e Finanças - lcer@uol.com.br

Marcos Tostes Lamônica - Macroeconomia e Finanças - marcostostes@hotmail.com

Renata del Vecchio - Métodos Quantitativos - rrdelvecchio@gmail.com

Translate »
Skip to content