Em 2011, o PPGE preparou um projeto de realização de um DINTER com a Universidade Federal de Pernambuco (Campus do Agreste) e com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAST) que se incorporou como instituição associada. O propósito do DINTER foi viabilizar a formação de até 15 doutores de ambas instituições e fornecer às UFES locais um quadro docente de qualidade equivalente aos existentes nas grandes cidades brasileiras.

O programa DINTER se mostrava especialmente adequado a esta específica situação, pois os candidatos a doutores poderiam compatibilizar suas atividades de ensino dentro de suas UFES de origem, o que seria mais difícil se optassem por um Doutorado tradicional. Além disto, os custos de seu doutoramento seriam também menores porque evitaria a necessidade de contratação de professores substitutos ao longo de processo de doutoramento dos candidatos. O DINTER permitiria, ademais, proporcionar os elementos científicos necessários para estudar os principais problemas e potencialidades do Agreste e Sertão pernambucano. O fato de existir o compromisso de que todas as Teses de Doutorado estejam voltadas ao estudo dos problemas das mesorregiões do Agreste e Sertão pernambucano configura-se como um diferencial frente a outras possibilidades.

Finalmente, o DINTER representaria uma oportunidade de intercâmbio intelectual de professores e alunos participando em atividades comuns, o que deveria gerar efeitos que superem a prática de aulas e orientação de Teses de Doutorado, cristalizando-se em uma parceria futura entre os cursos de Economia da UFPE-CAA e da UFF que deverá fortalecer as redes de promoção de ciência e tecnologia.

A proposta elaborada pelo PPGE foi avaliada favoravelmente pela CAPES e foi aprovada em dezembro de 2011.

O DINTER UFPE-UFF iniciou suas atividades em julho de 2012. No primeiro semestre de 2014, três alunos do Programa DINTER participaram do Programa CAPES-BA que o PPGE-UFF mantém com a Universidade Nacional del Sur (Argentina), realizando cada um uma estadia de 4 messes.

Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.

Translate »
Skip to content