PPGE/UFF

Autoavaliação e Planejamento Estratégico

Atualizado em 24/03/2025.

 

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA DA UFF

Quadriênio 2021-2024

  1. Introdução

O Programa de Pós Graduação em Economia da UFF (PPGE) oferece mestrado e doutorado na modalidade acadêmica stricto sensu. Sua missão está conectada ao PDI da UFF (2023-27) que é “promover, de forma integrada, a produção e difusão de conhecimento científico e tecnológico, e formação de cidadãos imbuídos de valores éticos, que com competência técnica, contribuam para o desenvolvimento autossustentado do Brasil, com responsabilidade social.”

Os principais objetivos do PPGE/UFF são, portanto: oferecer cursos de excelência a seus estudantes e produzir e disseminar pesquisa de alto nível. São dois objetivos estreitamente conectados dentro do modo de funcionamento do programa.

Para proporcionar uma formação que lhes permita exercer com competência sua profissão, bem seja na academia, nas administrações públicas ou em empresas privadas, os cursos do PPGE/UFF oferecem:

  1. Uma sólida formação teórica que contemple as grandes escolas do pensamento dentro de um enfoque plural e crítico;
  2. Um instrumental avançado que permita acompanhar a discussão das principais linhas de desenvolvimento analítico da pesquisa contemporânea em economia;
  3. Uma especialização em campos específicos do conhecimento através da estruturação de um significativo espectro de disciplinas optativas vinculadas às linhas de pesquisa e áreas de concentração do programa;
  4. Uma forte interação com outras áreas do conhecimento, como a Matemática, a Estatística, o Serviço Social, a Educação, a Engenharia de Produção, a Ciência Política, e outras ciências sociais; interação esta que se reflete na formação variada do corpo docente, no rol de disciplinas optativas e nos projetos de pesquisa com participação de professores de outras áreas.

Os objetivos que nortearam a realização deste planejamento estratégico foram: rever as ações do quadriênio anterior à luz da ficha de avaliação de 2017-2020 e à ficha de avaliação 2021-2024, seguindo, portanto, os parâmetros estabelecidos pela CAPES de avaliação de desempenho; incorporar e reafirmar preceitos já estabelecidos no PDI da nossa instituição, alinhando-se a Proposta Pedagógica da UFF e às normativas estabelecidas pela Pró  Reitoria de Pesquisa e Inovação, sobretudo no que tange às políticas de ação afirmativa e inclusão/permanência dos discentes e docentes dos Programas de Pós Graduação.

Espera-se com o Planejamento Estratégico, avançarmos o trabalho da nossa Pós Graduação em termos de excelência acadêmica, no sentido de promover formação de qualidade para alunos, dando oportunidades para desenvolvimento acadêmico e profissional em diferentes linhas de atuação, garantido sólida formação teórica e aplicada, permeada por enfoque crítico e plural. Do lado do corpo docente, espera-se traçar linhas de atuação para o apoio a jovens docentes, para o incentivo ao contínuo aperfeiçoamento do corpo docente nas fronteiras da teoria econômica, para a construção de redes de pesquisas nacionais e internacionais e para a incorporação de ações que considerem o novo quadro pós pandemia que trouxe alguns desafios em relação às novas tecnologias e ao meio ambiente.

  1. Diagnóstico Situacional

2.1 Análise Interna

A análise interna do Programa foi realizada a partir de entrevistas e conversas estruturadas da comissão com docentes e discentes do programa ao longo dos anos de 2023 e 2024, da leitura das atas das reuniões de colegiado do Programa e da observação das reuniões de colegiado gravadas. A partir deste material, o grupo construiu uma matriz SWOT, que resume alguns pontos forte e fracos, bem como oportunidades e ameaças ao programa de pós graduação.

Matriz SWOT – Pós-Graduação em Economia da UFF

Forças Fraquezas
Corpo docente altamente qualificado e com pesquisas definidas e claras Tempo de permanência dos alunos no programa
Pesquisas em parcerias com órgãos públicos Evasão de alunos e problemas psicológicos
Boa integração com redes de pesquisas e instituições de pesquisa e universidades de referência Internacionalização dos discentes e docentes
Qualidade da produção intelectual de docentes, egressos e discentes Manutenção e revisão da infraestrutura física e tecnológica
Egressos inseridos em diferentes áreas de atuação Difusão/Disseminação do conteúdo produzido por docentes e discentes
Oportunidades Ameaças
Demanda crescente por economistas especializados Falta de recursos para internacionalização
Expansão de novas tecnologias na área de métodos e para difusão de conhecimento Redução do poder aquisitivo dos alunos e custo de vida em Niterói.
Parcerias com órgãos internacionais e com universidades estrangeiras Baixa atratividade da carreira docente
Preocupação crescente da sociedade em temas de sustentabilidade Diminuição de financiamento público para pós-graduação
Eventos e congressos para networking acadêmico Redução do número de bolsas para pós graduação

 

  1. Missão e Valores
  • Missão:

No PDI 2023/2027 da UFF, a Universidade estabeleceu como Missão: “Promover, de forma integrada, a produção e difusão do conhecimento científico, tecnológico, artístico e cultural, e a formação de um cidadão imbuído de valores éticos que, com competência técnica, contribua para o desenvolvimento autossustentado do Brasil, com responsabilidade social.”

A nossa Pós Graduação opta por seguir a missão estabelecida no PDI 2023/27 e o Projeto Pedagógico Institucional.

A missão descrita no Projeto Pedagógico Institucional é “impulso à qualidade e à relevância científica”. Nesse sentido, incentiva-se a pesquisa “para a busca de produção de conhecimento em questões de interesse regional, nacional e global, de forma a contribuir com a construção de uma sociedade sustentável, independente e equilibrada socialmente. A pesquisa será sempre balizada pelos preceitos éticos imprescindíveis para obtenção de resultados científicos comprometidos com o ser humano, em todas as áreas do conhecimento, e expandir os horizontes com a busca por novas áreas do conhecimento com pesquisas robustas e relevantes.”

  • Valores:

Os valores que guiaram o planejamento estratégico seguiram os princípios básicos do PDIUFF 2023/2027, conforme abaixo:

– Adesão estrita à integridade, à ética e aos princípios fundamentais dos desenvolvimentos humano, científico e tecnológico, com promoção de igualdade de oportunidades, respeito aos direitos humanos e combate ao preconceito e ao racismo.

– Liberdade intelectual e respeito à diversidade das áreas do conhecimento;

– Desenvolvimento de profissionais que possam intervir de modo criativo e inovador em sua área de atuação;

– Respeito à autonomia e integração com as unidades acadêmicas;

– Compromisso de transformar o conhecimento em inovação e desenvolvimento para a sociedade;

– Desenvolvimento permanente de habilidades específicas e gerais, capazes de inovar nos processos de ensino e de renovação do conhecimento;

– Capacidade de criar inovações transformadoras, de forma a atribuir valor diferenciado nos seus produtos e processos, em consonância com as questões globais.

– Desenvolvimento de políticas de inovação;

– Compromisso com a excelência acadêmica, com o respeito à diversidade e com a racionalidade no uso dos recursos naturais.

 

  1. Objetivos Estratégicos
  1. Promover a Excelência Acadêmica
  2. Ampliar a internacionalização do Programa
  3. Manter a Infraestrutura Física e Tecnológica
  4. Fomentar a Nucleação contínua e empregabilidade dos egressos
  5. Promover igualdade de oportunidades
  1. Estratégias e Planos de Ação
Objetivo Estratégia Ação Prazo Responsável
Promover a Excelência Acadêmica Consolidar a excelência acadêmica.

Incentivo a docentes e discentes a publicação.

Incentivo a docentes e discentes na participação de eventos/congressos nacionais e internacionais.

Promoção de intercâmbios entre pesquisadores/professores de excelência acadêmica.

Fortalecimento da infraestrutura de grupos de pesquisa.

3 anos Coordenação
Ampliar a internacionalização do programa

Dar maior visibilidade internacional a produção científica

Estreitar vínculos com instituições estrangeiras.

Oferecer oportunidades internacionais para egressos e docentes

Participar da renovação do Projeto de internacionalização institucional da UFF

Captar recursos para participação de alunos e professores em congressos internacionais/missões

Participar dos editais de fomento a doutorado sanduíche das instituições de fomento

Fortalecer parcerias internacionais a partir de convênios

Promover editais de tradução e revisão de língua estrangeira

Incentivar a participação dos docentes e alunos nos cursos de língua internacional oferecidos pelo PROLEM UFF.

Realizar seminários online com pesquisadores internacionais

Incentivar a vinda de alunos estrangeiros para o PPGE

Oferecer disciplinas em língua estrangeira

Incentivar a dupla titulação em universidades conveniadas como Universidad de Bahia Blanca e Universidad Autonoma de Madrid.

Contínuo Coordenação e SRI UFF, PROPPI
Manutenção da Infraestrutura física e tecnológica

Modernizar da infraestrutura tecnológica

Realizar manutenção das salas e equipamentos

Captar recursos de capital em editais de fomento.

Captar recursos de capital em parcerias/convênios.

Articular serviços tecnológicos com a área de STI UFF

Ampliar a rede de internet

2 anos

TI/Administração

Direção da Faculdade

Coordenação

Fomentar a Nucleação contínua e empregabilidade dos egressos.

Incentivar os convênios interinstitucionais, tais como os Minter e Dinter.

Fomentar parcerias

Subsidiar alunos para diferentes áreas de atuação.

Fornecer conteúdo plural para alunos.

Estabelecer parcerias com instituições nacionais para formação de Dinter Minter.

Divulgar oportunidades para egressos.

Manter redes de contato com egressos

Contínuo Coordenação
Promover igualdade de oportunidades Estabelecer políticas afirmativas

Estabelecer vagas nos editais de seleção destinadas as ações afirmativas conforme estabelecido nas normativas da Proppi.

Estabelecer cotas de bolsas nos editais de seleção

Estabelecer regras para pontuação diferenciada para o público de ação afirmativa

Estabelecer diferencial nas regras de credenciamento para pais e mães durante o quadriênio

Contínuo Coordenação
  1. Indicadores de Desempenho
  • Formação:

Representatividade/distribuição equilibrada entre áreas de concentração e linhas de pesquisa:

Distribuição percentual dos alunos segundo as áreas de concentração e as linhas de pesquisa

Distribuição/concentração em termos de orientação

distribuição percentual das orientações.

Premiações:

– Prêmios de trabalhos finais: total

– Qualidade da produção derivada.

– produção intelectual vinculada aos trabalhos finais: total, média de publicações por trabalhos finais.

– produção intelectual nos extratos superiores de publicação em periódicos (A1 e A2): total e média de publicações por trabalhos finais.

 

Indicador 1 – O percentual de discentes com publicações em periódicos do Qualis com classificações A1 até B4.

Indicador 2 – O percentual de egressos com publicações em periódicos do Qualis com classificações A1 até B4

Indicador 3 – O percentual de discentes e egressos com publicações em periódicos do Qualis com classificações de A1 até B1.

Indicador 4 – Número médio de Produtos Intelectuais Totais (artigos, livros, capítulos de livros, Anais de Congressos e produção técnica) de discentes com relação ao total de alunos matriculados.

Indicador 5 – Número médio de Produtos Intelectuais Totais (artigos, livros, capítulos de livros, Anais de Congressos e produção técnica) de egressos com relação ao estoque de Titulados no quadriênio.

Destino, atuação e avaliação dos egressos do programa em relação à formação recebida

Destino dos egressos, empregabilidade, setor de atuação, inserção local, regional e nacional a partir dos dados fornecidos pela CAPES ou pesquisa interna (a ser elaborada)

Qualidade e envolvimento do corpo docente em relação às atividades de formação no programa

Indicador 1 – A carga didática média: Horas-aula ministradas no período – graduação e pós-graduação – em média anual pelos DPs do programa.

Indicador 2 – Tamanho do corpo discente com relação ao corpo docente: N. de discentes em fim do período dividido pelo N. de DP.

Indicador 3 – Titulação média, que será calculada da seguinte forma: (N. Titulados, mestrado) + (N. titulados doutorado X 2) /N. DP.

Indicador 4 – Número médio de projetos de pesquisa, observando questões associadas à sua distribuição: número de projetos de pesquisa dividido pelo número de DP.

Indicador 5 – Quantidade e distribuição das orientações das teses e dissertações defendidas no período de avaliação em relação aos corpos docente e discente do programa, calculado da seguinte forma: X = [n. de teses de doutorado+ n. dissertações) dos 25% docentes que mais orientaram]/Total de teses e dissertações.

Indicador 6 – Eficiência na Formação

6.1 – Titulados Doutorado N. de titulados dividido pelo N. de Discentes (em fim de período)

6.2. – Titulados Mestrado: N. de titulados dividido pelo N. de Discentes (em fim de período)

  • Internacionalização:

Produção intelectual docente, de discentes e egressos em parceria com pesquisadores estrangeiros e/ou veiculados em periódicos internacionais e de destaque na área e em suas subáreas.

– Publicação de discente/docentes/egressos em veículos internacionais

– Publicação de discente/docentes/egressos com pesquisadores internacionais.

– Participação de discentes/egressos/docentes em congressos internacionais

– Convênios internacionais: envolvimento de docentes/discentes/egressos.

 

Visibilidade

– Existência de ferramentas acessíveis e com informações completas (sítios na internet, redes sociais e outras) em inglês/espanhol.

  • Pesquisa e Produção de conhecimento e pesquisa:

Nucleação e Fortalecimento de Redes de Pesquisa: (computar o envolvimento do total de professores e discentes nas atividades de i a iv)

(i)        formação de recursos humanos com atuação de destaque nas áreas de ensino, de pesquisa e de gestão (total de egressos);

(ii)       participação de egressos em programas do SNPG na condição de docentes permanentes;

(iii)      envolvimento do programa na formação e consolidação de novos núcleos de pós-graduação mais jovens, através de associações diversas, acordos de cooperação, produção intelectual conjunta, dentre outas formas (total de convênios realizados ou participação de docentes em atividades nestes núcleos);

(iv)      desenvolver atividades de ensino para a comunidade não acadêmica, divulgação científica, popularização da ciência, livros e capítulos de livros de divulgação e didáticos. (produção total e docentes envolvidos)

 

  1. Monitoramento e Avaliação
  • Reuniões trimestrais de acompanhamento
  • Feedbacks contínuos de alunos e professores
  • Revisões anuais do planejamento estratégico

 

  1. Referências bibliográficas

[1] Autoavaliação dos Programas de Pós-Graduação CAPES Proposta para discussão, GT de Autoavaliação dos Programas de Pós-Graduação – CAPES – Portaria 149/2018 https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/10062019-autoavaliacao-de programas-de-pos-graduacao-pdf

[2] Autoavaliação e planejamento estratégico na Universidade Federal do Espírito Santo. http://www.prppg.ufes.br/autoavaliacao-e-planejamento-estrategico

[3] Roteiro sugestivo de Autoavaliação e Planejamento Estratégico para os Programas de Pós-Graduação da UFC https://prppg.ufc.br/wp-content/uploads/2021/01/1-orientacoes-sobre- planejamento-estrategico-em-ppgs-prppg-ufc.pdf

[4] Denise Leite, Robert Verhine, Lys Maria Vinhaes Dantas, Julio Cesar Godoy Bertolin A autoavaliação na Pós-Graduação (PG) como componente do processo avaliativo CAPES. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas) https://doi.org/10.1590/S1414-4077/S1414-40772020000200006

 

Equipe responsável:

Danielle Carusi Machado

Emmanoel Boff

Niágara S. Rodrigues

Róldan Muradian

 

📄 Clique aqui para acessar o Planejamento Estratégico do PPGE completo em PDF

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