Apresentação

Excelência, tradição e qualidade no ensino e pesquisa em Ciências Econômicas.

O Programa de Pós-Graduação em Economia da UFF (PPGE/UFF) teve início em 1987 com o curso de Mestrado em Economia, de modo que, em 2024, alcançou a marca de 37 anos de funcionamento.

O amadurecimento do programa e de seu corpo docente permitiu a criação do curso de Doutorado em Economia em 2003. Desde sua criação até dezembro de 2024, o PPGE/UFF formou mais de 388 mestres e 170 doutores que seguiram diversas trajetórias profissionais de destaque.

Ao longo desse tempo, o PPGE-UFF se tornou um programa plural e obteve reconhecimento em suas várias linhas de pesquisa. No ano de 2024, o corpo docente do PPGE contou com um total de 27 professores, 23 dos quais professores permanentes, 4 professores colaboradores.

O programa se estrutura em torno de cinco áreas de conhecimento em Economia, dos quais participam vários núcleos e grupos de pesquisa. São elas: Macroeconomia e Política Econômica, Economia Política e História Econômica, Economia Social e Sustentabilidade, Desenvolvimento Produtivo e Mudança Estrutural e Métodos Quantitativos.

No nosso site, terão acesso a divulgação de nossas atividades acadêmicas e de pesquisa, a diversas publicações em formato eletrônico, desde as teses e dissertações inseridas no repositório institucional da UFF (https://app.uff.br/riuff/) até artigos e trabalhos produzidos pelos nossos professores e por seus grupos de pesquisa.

O PPGE/UFF é responsável pela edição da revista Econômica. Publicada semestralmente, que apresenta artigos e resenhas em Economia, principalmente de autoria de pesquisadores de outras instituições. Atualmente, a revista Econômica ostenta o nível Qualis B1 na área de Economia.

O site também divulga os núcleos e grupos de pesquisa que se articulam com as áreas de conhecimento do programa e suas linhas de pesquisa.

Os grupos de pesquisa do PPGE também editam algumas revistas científicas nas suas áreas, destacamos as seguintes publicações:

– A Revista Marx e o Marxismo – Revista do NIEP-Marx é a publicação oficial do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o Marxismo (NIEP-Marx). 

– O Boletim FINDE é uma publicação do Grupo de Pesquisa em Financeirização e Desenvolvimento da Universidade Federal Fluminense (UFF). 

– Ensaio Energético é um espaço criado para a difusão de conhecimento científico sobre os mercados de energia. Grupo de pesquisa GENER.

No site também divulgamos a estrutura do Programa de Mestrado e de Doutorado, as regras e procedimentos do nosso curso.

Excelência e Tradição

Desde 1987, o PPGE-UFF e seu corpo acadêmico vem se destacando no ensino e na pesquisa em Ciências Econômicas e formando excelentes profissionais. No último quadriênio (2017-2020), o PPGE-UFF foi avaliado pela CAPES com Conceito 6 em seu Mestrado e Doutorado. Conceito consolidado desde do quadriênio anterior e que reflete o trabalho de qualidade e comprometimento de todas e todos que fazem parte de nossa história.

Sobre Nós

Histórico e contextualização do programa

O Programa de Pós-Graduação em Economia da UFF (PPGE/UFF) teve início em 1987 com o curso de Mestrado em Economia, de modo que, em 2024, alcançou a marca de 37 anos de funcionamento.

O amadurecimento do programa e de seu corpo docente permitiu a criação do curso de Doutorado em Economia em 2003. Desde sua criação até dezembro de 2024, o PPGE/UFF formou mais de 388 mestres e 170 doutores que seguiram diversas trajetórias profissionais de destaque.

Ao longo desse tempo, o PPGE-UFF se tornou um programa plural e obteve reconhecimento em suas várias linhas de pesquisa. No ano de 2024, o corpo docente do PPGE contou com um total de 27 professores, 23 dos quais professores permanentes, 4 professores colaboradores.

O Programa de Pós Graduação em Economia da UFF (PPGE) oferece mestrado e doutorado na modalidade acadêmica stricto sensu. Sua missão está conectada ao PDI da UFF (2023-27) que é “promover, de forma integrada, a produção e difusão de conhecimento científico e tecnológico, e formação de cidadãos imbuídos de valores éticos, que com competência técnica, contribuam para o desenvolvimento autossustentado do Brasil, com responsabilidade social.”

 Os principais objetivos do PPGE/UFF são, portanto: oferecer cursos de excelência a seus estudantes e produzir e disseminar pesquisa de alto nível. São dois objetivos estreitamente conectados dentro do modo de funcionamento do programa.

 Para proporcionar uma formação que lhes permita exercer com competência sua profissão, bem seja na academia, nas administrações públicas ou em empresas privadas, os cursos do PPGE/UFF oferecem:

  1. Uma sólida formação teórica que contemple as grandes escolas do pensamento dentro de um enfoque plural e crítico;
  2. Um instrumental avançado que permita acompanhar a discussão das principais linhas de desenvolvimento analítico da pesquisa contemporânea em economia;
  3. Uma especialização em campos específicos do conhecimento através da estruturação de um significativo espectro de disciplinas optativas vinculadas às linhas de pesquisa e áreas de concentração do programa;
  4. Uma forte interação com outras áreas do conhecimento, como a Matemática, a Estatística, o Serviço Social, a Educação, a Engenharia de Produção, a Ciência Política, e outras ciências sociais; interação esta que se reflete na formação variada do corpo docente, no rol de disciplinas optativas e nos projetos de pesquisa com participação de professores de outras áreas.

 Progressivamente, o PPGE/UFF tem procurado expandir sua atuação, incorporando um número maior de professores e alunos – em particular, estrangeiros – a fim de ampliar suas redes acadêmicas no Brasil e no exterior, e para impulsionar o desenvolvimento de novos centros de pós-graduação dentro do território nacional.

O PPGE é membro do Conselho Deliberativo da Associação Nacional de Centros de Pós-Graduação em Economia (ANPEC). Por esta razão, utiliza a prova anual elaborada pela ANPEC como procedimento de seleção de alunos de mestrado. Os alunos de doutorado são selecionados mediante editais específicos. Desde 2013, o PPGE lança também editais específicos para a seleção de alunos de mestrado e doutorado não residentes no Brasil.

O programa começou com uma entrada moderada entre 15 e 20 alunos no mestrado e até 15 no doutorado. Após a adesão ao REUNI, o PPGE se expandiu com uma entrada de até 25 alunos no mestrado e, eventualmente, até 20 no doutorado, o qual o converte num dos maiores centros de pós-graduação em Economia do país.

Também incorporamos alunos/pesquisadores em estágio pós-doutoral, muitos com larga experiência em pesquisa, vindos de instituições como o IPEA e BNDES, e outros recém-doutores, que contribuíram igualmente para formação e fomento à pesquisa dentro da instituição.

Além dos alunos incorporados nos editais de seleção ordinários, o Programa ofereceu entre 2012 e 2017 um Programa Interinstitucional de Doutoramento da CAPES (DINTER) com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) – Campus Caruaru/Serra Talhada, através do qual doutorou professores dessas universidades, contribuindo assim, para a disseminação de conhecimento de forma solidária, atestando o estágio avançado de maturidade do Programa. Este DINTER representou um grande desafio para o programa, porque foi preciso fazer frente a atividades suplementares para sua adequada realização (aumento de carga horário de aulas; orientações à distância etc.). Paralelamente, tivemos também aumento do nosso corpo discente em Niterói. Esse esforço capacitou o programa para futuras atividades de nucleação.

Em agosto de 2019, iniciamos nova turma do Programa Interinstitucional de Doutoramento com o Programa de Pós Graduação em Economia da Universidade Regional do Cariri – URCA. A seleção foi feita nas dependências da URCA e a partir de 33 submissões, foi formada a turma com 17 alunos.

Ao longo do quadriênio 2021-2024, o DINTER URCA teve algumas ações modificadas por conta da pandemia do COVID. Os alunos do DINTER passaram a participar das disciplinas em conjunto com os alunos regulares de Niterói. As disciplinas contempladas pelo Dinter, previstas no plano de trabalho do programa, foram oferecidas de forma remota, abertas para a inscrição de alunos de Niterói. Por sua vez, as disciplinas optativas oferecidas no curso regular foram disponibilizadas para inscrição dos alunos do DINTER. Isso promoveu a integração dos alunos de doutorado das duas modalidades e a interação dos alunos do Dinter com professores que não participam da oferta de disciplinas específicas do DINTER. Vários alunos completaram com êxito (13 titulações de doutorado) e tivemos apenas 4 alunos desligados.

Desde do quadriênio anterior, busca-se internacionalizar o programa por diferentes vias, seja pela oferta de disciplinas ministradas em inglês ou espanhol, pelo recebimento de alunos e professores/pesquisadores visitantes de outros países, pelo estabelecimento de vínculos, mesmo que informais, com pesquisadores de outros países e pelo envio de discentes para estágio doutoral no exterior. Vários alunos e docentes participaram em eventos no exterior, como congressos e seminários, via recursos de custeio da verba PROEX CAPES.

O PPGE também foi contemplado com Edital do programa de internacionalização da Capes – Print (2019/2023). O projeto PRINT do PPGE-UFF é coordenado pelo professor Carlos Guanziroli e é utilizado, principalmente, para intensificar a parceria com a Universidad del Sur – Argentina.

Em termos sociais, o PPGE contribui significativamente no cenário nacional e local, a partir de estudos preocupados com a sustentabilidade e o meio ambiente. Linhas de pesquisa dentro das áreas do PPGE foram desenvolvidas face aos novos problemas da atualidade, tais como questões ambientais e questões de diversidade de gênero/raça.

Nossa Pós Graduação tem profissionais de destaque em diversos  campos do cenário nacional, local e regional, conforme atestamos pelas participações em comissões, projetos e pesquisas. Da mesma forma, conseguimos formar alunos que se espalham em diferentes segmentos, no âmbito nacional e internacional, contribuindo enormemente para o avanço da sociedade.

Atualmente, nosso Programa de Pós Graduação é um dos programas de maior reconhecimento na UFF, se colocando entre os nove programas de Excelência na Capes (notas 6 e 7) da Universidade.

Objetivos

O principal objetivo do PPGE-UFF é oferecer cursos de excelência a seus estudantes, ou seja, uma formação econômica que lhes permita exercer com competência sua profissão, seja na academia, na administração pública ou em empresas privadas. Para isto, a formação deve contar com as seguintes características;

1. uma sólida formação teórica básica que contemple as grandes escolas do pensamento dentro de um enfoque plural e crítico;

2. um instrumental básico que permita acompanhar a discussão das principais linhas de desenvolvimento analítico da pesquisa contemporânea em economia;

3. uma especialização em campos específicos do conhecimento através da estruturação de um significativo espectro de disciplinas optativas vinculadas às linhas de pesquisa e áreas de concentração existentes no programa.

O objetivo da formação permeia os cursos de mestrado e de doutorado, ambos com a mesma concepção teórica e pedagógica. Junto a ele, o PPGE-UFF tem buscado progressivamente ampliar incorporar professores e alunos – recentemente, alunos estrangeiros – para ampliar suas redes acadêmicas e não acadêmicas no Brasil e no exterior, especialmente em América Latina, e para impulsionar o desenvolvimento de novos centros de pós-graduação dentro do território nacional.

Infraestrutura

A Faculdade de Economia ganhou novo edifício no Campus do Gragoatá dentro do plano de expansão universitária da UFF no âmbito do REUNI. A mudança se materializou em fevereiro de 2014. No novo prédio, coordenação e secretaria do PPGE contam com novas e amplas instalações.

O programa dispõe de cinco salas de aula exclusivas da pós, todas equipadas com computadores, conectados à internet com TVs de 70 polegadas e sistema de videochamadas.  Outras salas são utilizadas de forma compartilhada com a graduação, em caso de necessidade.

Os alunos contam com um laboratório de informática, que é utilizado para aulas práticas em disciplinas que utilizam programas estatísticos e econométricos. Também dispõem de uma sala de estudos para 25 alunos.

 Além das salas de aula e de estudos, e do laboratório, o PPGE/UFF conta com uma sala ocupada pela secretaria do programa e pela secretaria da Faculdade de Economia, outra pela coordenação, e dois gabinetes com capacidade para receber simultaneamente dois professores visitantes cada um.

 Quatro salas de pesquisa distribuem-se pelo prédio, abrigando os grupos de pesquisas aos quais estão associados professores e alunos do programa, bem como alunos de graduação em iniciação científica, pos-docs e pesquisadores.

 O laboratório de informática da pós conta com 15 desktops e espaços para laptops dos alunos. Atualmente, os computadores estão conectados a internet. O prédio conta com sinal wi-fi pelo sistema Eduroam e um roteador próprio da pós graduação.

 A Biblioteca da Faculdade de Economia da UFF, instalada no térreo do prédio da faculdade no campus do Gragoatá, possui vasto acervo de livros, periódicos e outras publicações, assim como infraestrutura computacional que dá acesso a todas as bases bibliográficas disponibilizadas pelo Portal Capes, entre outras. Há alguns anos, a Biblioteca da Faculdade de Economia recebeu um acervo bibliográfico próprio do PPGE/UFF incluindo suas dissertações e teses, para o que se designou espaço específico em suas instalações. O acervo da Biblioteca da Faculdade de Economia conta com 18.488 títulos, 33.188 exemplares, entre folhetos, livros, periódicos nacionais e estrangeiros, publicações seriadas, teses e dissertações e e-books.

 Além da Biblioteca da Faculdade de Economia, a 50 metros de distância localiza-se a Biblioteca Central da UFF, de grandes proporções e de vasto acervo, à qual os alunos do PPGE/UFF também têm acesso. Destacamos que a Universidade Federal Fluminense (UFF) possui 25 (vinte e cinco) bibliotecas universitárias contendo acervos de todas as áreas do conhecimento https://bibliotecas.uff.br/bibliotecas/ além de duas bibliotecas escolares e duas bibliotecas de memória, funcionando como um Sistema, ou seja, os alunos e professores podem utilizar qualquer biblioteca do sistema com um único cadastro, possui catálogo unificado e os serviços são os mesmos para todas as bibliotecas. A UFF possui uma infraestrutura de bibliotecas em rede, que apresenta acessibilidade através do Portal de Bibliotecas.

 Toda a infraestrutura do PPGE/UFF localiza-se no prédio da Faculdade de Economia, de forma que, além dos espaços próprios que lhes foram destinados, os alunos do PPGE/UFF envolvidos em projetos de pesquisa podem fazer uso das salas de pesquisa do prédio e compartilhar tais espaços com alunos de graduação.

Translate »
Skip to content