Procedimentos para defesa de PROJETOS (tese ou dissertação):
O agendamento da defesa de projeto de tese ou dissertação não é feito pela secretaria do PPGE, deve ser feito diretamente pelo orientador junto a banca, apenas solicitamos o envio da Ata de defesa para o email do PPGE. A assinatura pode ser digital ou inserido o email dos membros da banca.Segue a ata: (anexar o documento em word que enviei da ata no site).
Procedimentos para defesa remota de TRABALHOS FINAIS (tese ou dissertação):
1) Dois meses antes da defesa:
Idealmente dois meses (e no mais tardar um mês) antes da data prevista para a defesa, preencher formulário para comunicar à secretaria e à coordenação: (i) composição da banca, incluindo eventuais suplentes, e (ii) dados básicos sobre o trabalho de conclusão e a defesa (título, resumo, data etc.).
* O formulário pode ser acessado aqui: Formulário de Preparação de Defesa Tese/Dissertação (Clique Aqui).
* O formulário pode ser preenchido pelo aluno que defenderá em breve ou por seu orientador.
* A banca informada deverá ser aprovada pelo colegiado na reunião seguinte.
2) Definição de data e hora da defesa.
Assim que data e hora forem marcados, enviar o link da defesa remota para divulgação para a secretaria do PPGE ( ppge.uff@gmail.com).
3) Um mês antes da defesa.
Com no máximo um mês de antecedência, enviar o trabalho final à banca.
4) Uma semana antes da defesa.
Uma semana antes da defesa, solicitar à secretaria a preparação de certificados de participação na defesa a serem entregues aos membros da banca. Nesse momento, confirmar composição definitiva da banca examinadora.
5) No dia da defesa.
Após a aprovação pegar com orientador a declaração de aprovado, essa será sua comprovação de título até o diploma ser expedido. Solicitar a secretaria a confecção do histórico e cópia da Ata.
6) Deposito da Dissertação/Tese:
Até dois meses após a defesa (ou o prazo que a Banca/orientador permitir), enviar arquivo (em formato pdf) contendo a versão final do trabalho, para registro na plataforma Sucupira da Capes. Enviar por aqui: Formulário de Depósito (Clique Aqui).
O Prazo máximo para o envio da versão final será 30 de janeiro do ano subsequente à defesa, inclusive aqueles que defenderem em dezembro (Exemplo: Para as defesa realizadas entre 01/01/2020 a 31/12/2020 terá que realizar o depósito até 30 de janeiro de 2021).
7) Diploma
Informações sobre pedidos de diplomas (período de pandemia): o aluno concluinte (que não abriu processo) deve encaminhar email para gpcaad.proad@id.uff.br com cópia para protocolouff.atendimento@gmail.com os seguintes documentos: 1) Requerimento do interessado (obtido com Protocolo), 2) Ficha de atualização de dados cadastrais (obtido com Protocolo), 3) Cópia da Cédula de Identidade (Carteira Profissional, Carteira de Identidade de Órgãos Fiscalizadores de exercício profissional definitiva, Carteira de Identidade emitida por Secretaria de Segurança Pública e Passaporte), 4) Cópia do CPF, 5) Cópia do Diploma de Graduação, 6) Cópia da ata de defesa, 7) Cópia do Histórico escolar.
Informações sobre pedidos de diploma (fora do período de pandemia)
Assim que possível, dar entrada no processo de solicitação de diploma no protocolo do Gragoatá, que fica no 5º andar do Bloco E (não é na Reitoria), levando documentos originais e cópias do Diploma de Graduação (inclusive para o Diploma de Doutorado), Identidade e CPF. O Processo de diploma só será dado andamento após o cumprimento do item 6).